quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Receitas


Pão Sírio

- 500 gr de farinha de trigo

- 2/3 copo(s) de leite

- 2/3 copo(s) de água

- 1 colher(es) (sopa) de óleo de soja

- 1 colher(es) (sopa) de sal

- 1 colher(es) (sobremesa) de açúcar

- 1 unidade(s) de ovo

- 1 tablete(s) de fermento biológico fresco

Peneirar a farinha numa tigela grande. Fazer um buraco na farinha e desmanchar o tablete de fermento. Juntar o ovo, o açúcar, o sal e o óleo. Misturar com as mãos, adicionando água e leite até formar uma massa mole. Amassar até que a massa desgrude das mãos, adicionando mais farinha conforme o necessário. Fazer mais ou menos 12 bolinhas de massa, do tamanho de um ovo grande de galinha. Cobrir as bolinhas com plástico, de forma bem fechada, e deixar crescer. Abrir as bolinhas, já crescidas, sobre uma tábua, em bolachas com 10 a 15 cm de diâmetro. Dispor as bolachas de massa em assadeiras, com cuidado para não provocar contusões na massa. Aquecer o forno ao máximo. Com o forno bem quente, introduzir a assadeira e ficar de olho. O tempo para assar é de mais ou menos 1 minuto e meio. Quando os pães incharem, é pra tirar. Não pode deixar dourar: estufou, tirou!


Mini Pizza 4 Queijos Light


MASSA - 5 colheres (sopa) de farinha de trigo

- ¼ de copo (requeijão) de água filtrada

- 1 colher (sopa) cheia de óleo de oliva

- ¼ de tablete de fermento fresco

- 1 colher (café) de sal RECHEIO - 50g de queijo provolone fatiado (tirar a casca)

- 100g de mussarela light fatiada

- 80g de queijo gruyère ralado

- 50g de queijo gorgonzola (tirar a casca)

- 120g de molho de tomate
MODO DE FAZER
MASSAColocar todos os ingredientes e deixar descansar por 30 minutos coberta com um pano. Abrir com rolo de macarrão e colocar o recheio.RECHEIOCom a massa esticada, colocar o molho vermelho, queijo mussarela light, o queijo provolone, o queijo gruyère, e, por fim, o gorgonzola. Colocar para assar em forno pré-aquecido à 180°C.


Reeducação alimentar: O processo de reeducação alimentar se dá de forma gradual. Exige uma reestruturação não apenas dos hábitos alimentares, mas também do estilo de vida. Existem cinco fases no processo de reeducação alimenta Compreender estas fases permite ao indivíduo avaliar o período de mudança em que se encontra e melhor organizar-se para alcançar seus objetivos. Fases:
1 Necessidade de mudança sem reconhecimento.
2 Necessidade de mudança com reconhecimento, mas ainda não sabe exatamente o que fazer para mudar.
3 Iniciam-se pequenas mudanças, mas não o suficiente para alcançar bons objetivos.
4 Entusiasmo, ação e disciplina, é possível de conseguir resultados.
5 Esforço para manutenção.
1 Na primeira fase a pessoa não reconhece a necessidade de mudança e a busca de ajuda se dá mais pela pressão de médicos, familiares e amigos do que pelo desejo pessoal. Não se pode contar muito com o esforço pessoal. “O individuo está procurando ajuda pois os outros dizem que é necessário”. A pessoa só deixa esta fase e passa para o estágio seguinte quando é capaz de refletir sobre si mesma e sobre seu problema e começa a sentir-se insatisfeita com sua condição.
2 A fase dois tem início no momento em que a pessoa sente necessidade de mudar, mas não consegue ainda comprometer-se com o processo de mudança. Fica um conflito entre manter a satisfação gerada pelos alimentos ou privar-se de parte deste prazer. Neste momento deve-se buscar compreender o que pode estar dificultando o início da ação. Neste momento, o auxílio de profissionais como psicólogos e nutricionistas é importante.
3 A próxima fase é aquela em que se começa a dar os primeiros passos rumo à mudança, mesmo que ela ainda não seja total. Aqui a pessoa começa a fazer exercícios , comer mais adequadamente, mas não segue à risca as normas propostas e os resultados não ocorrem como desejado. Neste estágio, um dos pontos mais importantes é a formação de uma rede de apoio que permita a troca de experiências com aqueles que conseguiram reeducar sua alimentação. Aqui o apoio profissional é também importante, pois oferece informações e orientações práticas que auxiliarão na adoção de novos hábitos.
4 A quarta fase é aquela em que a mudança de atitude finalmente ocorre. Aqui a pessoa passa adota estratégias corretas, se organiza, tem boas atitudes agindo de forma a colaborar com a reeducação alimentar e saúde. O resultados são mais visíveis e a vontade de continuar o cuidado vai sendo cada vez mais consistente. Sente-se entusiasmada com seu desempenho
5 Fase 5, a ultima fase é a de manutenção onde todos os hábitos adotados devem continuar a serem seguidos. Para isto é muito importante que o indivíduo consiga organizar sua rotina e seu ambiente de forma a facilitar que os comportamentos desejados perpetuem.
Tão importante quanto reconhecer em que estágio de mudança cada um se encontra, é saber que estes estágios podem ser interrompidos por recaídas, durante as quais ocorre uma regressão a uma fase anterior. Mas isto não significa que tudo está perdido: as recaídas não devem ser vistas como um fracasso consumado, mas sim como uma oportunidade de aprendizado para que se evite erros futuros.
CONTINUE NO SEMPRE, PERSISTA NA MUDANÇA, TENHA ATITUDES, CONTROLE, MONITORE, REFLITA...
Metas diárias – Uma forma de cuidar da alimentação. =Resume-se em estipular boas atitudes diariamente e cumpri-las com dedicação e eficiência. Estas atitudes devem ser baseadas nas orientações para um bom hábito alimentar. Ao invés de almejar resultados rápidos e milagrosos, estabeleça pequenas metas diárias que, quando somadas, conduzirão ao efeito desejado. Imediatismo contribui para o aumento da ansiedade e torna mais penoso o processo de reeducação alimentar. É necessário avaliar diariamente os progressos e as dificuldades sentidas e estipular metas de melhora dentro do que ainda está ruim e atrapalhando na execução de um bom hábito alimentar. O ponto central é observar o próprio funcionamento e desenvolver a capacidade de adequar as recomendações dos especialistas ao perfil pessoal, ao invés de tornar-se escravo de tais sugestões. Quando o processo de mudança está em sintonia com as características individuais, as transformações não geram sofrimento e isto garante que os novos comportamentos sejam mantidos por toda a vida. Exemplos de metas diárias:====Não vou consumir doce após o almoço====Meu lanche da tarde será uma fruta====Hoje vai ter salada no meu jantar===Consumirei 3 col de arroz no almoço e não repetirei==Vou ingerir 5 copos de água==Vou mastigar mais devagar nesta refeição===Vou fazer caminhada de 30 minutos===Mas não se deve estabelecer alvos pouco preciso, pois isto pode levar a fracasso e desanimo. Quero dizer para não estabelecer objetivos muito amplos como por exemplo:
“ Hoje vou comer direito”, “Não vou mais comer doces”, “ Vou comer mais frutas”. Estabeleça ações mais objetivas e que sejam de prática imediata.Embora não se deva perder de vista o objetivo final da reeducação alimentar, focar a atenção nas pequenas conquistas torna o processo de mudança mais suave e liberta a pessoa de grandes doses de ansiedade. Assim, o indivíduo pode assimilar gradualmente as transformações em sua rotina e tem maiores chances de incorporá-las definitivamente à sua vida
Regra de 3: ==Atente a estes 3 fatores. Eles são os principais responsáveis pela busca do corpo saudável:

NUTRA-SE==Coma bem e com qualidade: Tenha sempre grande quantidade de alimentos de qualidade (verduras, legumes, frutas, cereais integrais, carnes magras)
PENSE==Procure pensar sempre antes de comer, veja o que vai escolher, qual quantidade é suficiente. O que é mais adequado ao horário.

MEXA-SE==Faça atividade física regularmente

“Transformar é um exercício continuo de desapego”
A sua confiança no valor dos seus esforços seja para emagrecer ou para qualquer outro fator na vida é muito importante para gerar atitudes que conduzam ao resultado desejado. A solução dos problemas implica em mudança de comportamento e só você pode resolver o que seu...
Ter consciência da necessidade de mudança, praticar o novo hábito, exercitar o auto controle e perseverar no processo é o que é importante no processo de mudança de hábito alimentar.
Por que há resistência na mudança de atitudes? Sabe-se que mudanças dependem de alterações físico-químicas no cérebro que ativam as estruturas cerebrais envolvidas. Há uma tendência fisiológica para manter os comportamentos já adquiridos. É preciso força de vontade para mudar atividades mentais e esse esforço pode causar incômodo e estresse. Por isso toda mudança é dolorida.Quando tentamos mudar um comportamento rotineiro, o cérebro é ativado por mensagens de que alguma coisa não está certa. Essas mensagens fazem com que o pensamento racional (necessidade de mudar o comportamento) não seja posto em prática causando uma sensação de resistência do organismo. Estar consciente deste fato é muito importante para resistir a rejeição do organismo neste primeiro momento.A pessoa precisa estar consciente do valor da mudança para atingir seu potencial e realizar suas aspirações e esforçar-se. Para o desejo de mudança ser realmente forte, a pessoa deve reconhecer a importância de mudar. Para produzir mudanças, os novos comportamentos desenvolverão novas conexões mentais, com energia suficiente para manter o novo comportamento. Assim, o cérebro muda conforme o foco de sua concentração. Mas é importante a prática e a repetição continua do novo para que o cérebro vá assimilando que aquilo agora é o que é bom para ele.Ter objetivos claros e precisos é ponto fundamental, pois permite que a pessoa direcione os pensamentos, ações e esforços para alcançá-los.
Sabe-se que as expectativas, conscientes ou inconscientes, podem desempenhar importante papel para determinar mudanças de atitude. De nada adianta receber imposições para modificar o comportamentoO próximo fator a ser exercitado é o auto-controle e para atingi-lo é necessário que a pessoa não sucumba aos desejos momentâneos. Deve-se aprender a adiar a satisfação instantânea. Principalmente trabalhar auto disciplina e organização, não deixando que a criança interior domine este momento. Saber dizer não para si mesmo diante de uma situação tentadora . O último ponto é a perseverança. Perseverar significa persistir apesar das dificuldades. Diante de um erro deve-se voltar ao inicio e recomeçar. Isso fortalecerá as ações futuras, já abandonar tudo, trará frustração.Saber tolerar os erros e ter forças para superá-los é o que nos torna persistentes e, no futuro, vencedores. Ir se despegando do hábito antigo e se apegando ao novo hábito, o fazendo como um exercício, dia após dia.

“Transformar é um exercício continuo de desapego”
“O sucesso é ir de fracasso em fracasso, sem perder o entusiasmo”.

Nenhum comentário: