segunda-feira, 31 de dezembro de 2007
“Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial”.
Industrializou a esperança fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. “
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para adiante vai ser diferente”.
(Carlos Drumond de Andrade)
O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho da sua história.
O grande lance é viver cada momento como se a receita da felicidade fosse o AQUI e o AGORA.
Claro que a vida prega peças. É lógico que, por vezes, o pneu fura, chove demais... mas, pensa só.... tem graça viver sem rir de gargalhar pelo menos uma vez ao dia?
Tem sentido ficar chateado durante o dia todo por causa de uma discussão na ida pro trabalho? Quero viver bem.2007 foi um ano cheio.
Foi cheio de coisas boas e realizações, mas também cheio de problemas e desilusões. Normal.
Às vezes se espera demais das pessoas. Normal.
A grana que não veio, o amigo que decepcionou, o amor que acabou.Normal.
2008 vai ser diferente. Vai ser bem melhor é só acreditar e lutar***
quarta-feira, 5 de dezembro de 2007
"A imaginação é muito mais importante que o conhecimento" (Albert Einstein)
que você quiser" (Albert Einstein)
"Pensamos que na vida precisamos de motivação para agir, mas o que precisamos é de agir para ter motivação"
sábado, 17 de novembro de 2007
domingo, 11 de novembro de 2007
sábado, 10 de novembro de 2007
FLAN LIGHT DE MORANGO
quinta-feira, 1 de novembro de 2007
Receitas
Peneirar a farinha numa tigela grande. Fazer um buraco na farinha e desmanchar o tablete de fermento. Juntar o ovo, o açúcar, o sal e o óleo. Misturar com as mãos, adicionando água e leite até formar uma massa mole. Amassar até que a massa desgrude das mãos, adicionando mais farinha conforme o necessário. Fazer mais ou menos 12 bolinhas de massa, do tamanho de um ovo grande de galinha. Cobrir as bolinhas com plástico, de forma bem fechada, e deixar crescer. Abrir as bolinhas, já crescidas, sobre uma tábua, em bolachas com 10 a 15 cm de diâmetro. Dispor as bolachas de massa em assadeiras, com cuidado para não provocar contusões na massa. Aquecer o forno ao máximo. Com o forno bem quente, introduzir a assadeira e ficar de olho. O tempo para assar é de mais ou menos 1 minuto e meio. Quando os pães incharem, é pra tirar. Não pode deixar dourar: estufou, tirou!
MASSA - 5 colheres (sopa) de farinha de trigo
MODO DE FAZER
MASSAColocar todos os ingredientes e deixar descansar por 30 minutos coberta com um pano. Abrir com rolo de macarrão e colocar o recheio.RECHEIOCom a massa esticada, colocar o molho vermelho, queijo mussarela light, o queijo provolone, o queijo gruyère, e, por fim, o gorgonzola. Colocar para assar em forno pré-aquecido à 180°C.
1 Necessidade de mudança sem reconhecimento.
2 Necessidade de mudança com reconhecimento, mas ainda não sabe exatamente o que fazer para mudar.
3 Iniciam-se pequenas mudanças, mas não o suficiente para alcançar bons objetivos.
4 Entusiasmo, ação e disciplina, é possível de conseguir resultados.
5 Esforço para manutenção.
1 Na primeira fase a pessoa não reconhece a necessidade de mudança e a busca de ajuda se dá mais pela pressão de médicos, familiares e amigos do que pelo desejo pessoal. Não se pode contar muito com o esforço pessoal. “O individuo está procurando ajuda pois os outros dizem que é necessário”. A pessoa só deixa esta fase e passa para o estágio seguinte quando é capaz de refletir sobre si mesma e sobre seu problema e começa a sentir-se insatisfeita com sua condição.
2 A fase dois tem início no momento em que a pessoa sente necessidade de mudar, mas não consegue ainda comprometer-se com o processo de mudança. Fica um conflito entre manter a satisfação gerada pelos alimentos ou privar-se de parte deste prazer. Neste momento deve-se buscar compreender o que pode estar dificultando o início da ação. Neste momento, o auxílio de profissionais como psicólogos e nutricionistas é importante.
3 A próxima fase é aquela em que se começa a dar os primeiros passos rumo à mudança, mesmo que ela ainda não seja total. Aqui a pessoa começa a fazer exercícios , comer mais adequadamente, mas não segue à risca as normas propostas e os resultados não ocorrem como desejado. Neste estágio, um dos pontos mais importantes é a formação de uma rede de apoio que permita a troca de experiências com aqueles que conseguiram reeducar sua alimentação. Aqui o apoio profissional é também importante, pois oferece informações e orientações práticas que auxiliarão na adoção de novos hábitos.
4 A quarta fase é aquela em que a mudança de atitude finalmente ocorre. Aqui a pessoa passa adota estratégias corretas, se organiza, tem boas atitudes agindo de forma a colaborar com a reeducação alimentar e saúde. O resultados são mais visíveis e a vontade de continuar o cuidado vai sendo cada vez mais consistente. Sente-se entusiasmada com seu desempenho
5 Fase 5, a ultima fase é a de manutenção onde todos os hábitos adotados devem continuar a serem seguidos. Para isto é muito importante que o indivíduo consiga organizar sua rotina e seu ambiente de forma a facilitar que os comportamentos desejados perpetuem.
Tão importante quanto reconhecer em que estágio de mudança cada um se encontra, é saber que estes estágios podem ser interrompidos por recaídas, durante as quais ocorre uma regressão a uma fase anterior. Mas isto não significa que tudo está perdido: as recaídas não devem ser vistas como um fracasso consumado, mas sim como uma oportunidade de aprendizado para que se evite erros futuros.
CONTINUE NO SEMPRE, PERSISTA NA MUDANÇA, TENHA ATITUDES, CONTROLE, MONITORE, REFLITA...
Metas diárias – Uma forma de cuidar da alimentação. =Resume-se em estipular boas atitudes diariamente e cumpri-las com dedicação e eficiência. Estas atitudes devem ser baseadas nas orientações para um bom hábito alimentar. Ao invés de almejar resultados rápidos e milagrosos, estabeleça pequenas metas diárias que, quando somadas, conduzirão ao efeito desejado. Imediatismo contribui para o aumento da ansiedade e torna mais penoso o processo de reeducação alimentar. É necessário avaliar diariamente os progressos e as dificuldades sentidas e estipular metas de melhora dentro do que ainda está ruim e atrapalhando na execução de um bom hábito alimentar. O ponto central é observar o próprio funcionamento e desenvolver a capacidade de adequar as recomendações dos especialistas ao perfil pessoal, ao invés de tornar-se escravo de tais sugestões. Quando o processo de mudança está em sintonia com as características individuais, as transformações não geram sofrimento e isto garante que os novos comportamentos sejam mantidos por toda a vida. Exemplos de metas diárias:====Não vou consumir doce após o almoço====Meu lanche da tarde será uma fruta====Hoje vai ter salada no meu jantar===Consumirei 3 col de arroz no almoço e não repetirei==Vou ingerir 5 copos de água==Vou mastigar mais devagar nesta refeição===Vou fazer caminhada de 30 minutos===Mas não se deve estabelecer alvos pouco preciso, pois isto pode levar a fracasso e desanimo. Quero dizer para não estabelecer objetivos muito amplos como por exemplo:
“ Hoje vou comer direito”, “Não vou mais comer doces”, “ Vou comer mais frutas”. Estabeleça ações mais objetivas e que sejam de prática imediata.Embora não se deva perder de vista o objetivo final da reeducação alimentar, focar a atenção nas pequenas conquistas torna o processo de mudança mais suave e liberta a pessoa de grandes doses de ansiedade. Assim, o indivíduo pode assimilar gradualmente as transformações em sua rotina e tem maiores chances de incorporá-las definitivamente à sua vida
Regra de 3: ==Atente a estes 3 fatores. Eles são os principais responsáveis pela busca do corpo saudável:
PENSE==Procure pensar sempre antes de comer, veja o que vai escolher, qual quantidade é suficiente. O que é mais adequado ao horário.
A sua confiança no valor dos seus esforços seja para emagrecer ou para qualquer outro fator na vida é muito importante para gerar atitudes que conduzam ao resultado desejado. A solução dos problemas implica em mudança de comportamento e só você pode resolver o que seu...
Ter consciência da necessidade de mudança, praticar o novo hábito, exercitar o auto controle e perseverar no processo é o que é importante no processo de mudança de hábito alimentar.
Por que há resistência na mudança de atitudes? Sabe-se que mudanças dependem de alterações físico-químicas no cérebro que ativam as estruturas cerebrais envolvidas. Há uma tendência fisiológica para manter os comportamentos já adquiridos. É preciso força de vontade para mudar atividades mentais e esse esforço pode causar incômodo e estresse. Por isso toda mudança é dolorida.Quando tentamos mudar um comportamento rotineiro, o cérebro é ativado por mensagens de que alguma coisa não está certa. Essas mensagens fazem com que o pensamento racional (necessidade de mudar o comportamento) não seja posto em prática causando uma sensação de resistência do organismo. Estar consciente deste fato é muito importante para resistir a rejeição do organismo neste primeiro momento.A pessoa precisa estar consciente do valor da mudança para atingir seu potencial e realizar suas aspirações e esforçar-se. Para o desejo de mudança ser realmente forte, a pessoa deve reconhecer a importância de mudar. Para produzir mudanças, os novos comportamentos desenvolverão novas conexões mentais, com energia suficiente para manter o novo comportamento. Assim, o cérebro muda conforme o foco de sua concentração. Mas é importante a prática e a repetição continua do novo para que o cérebro vá assimilando que aquilo agora é o que é bom para ele.Ter objetivos claros e precisos é ponto fundamental, pois permite que a pessoa direcione os pensamentos, ações e esforços para alcançá-los.
Sabe-se que as expectativas, conscientes ou inconscientes, podem desempenhar importante papel para determinar mudanças de atitude. De nada adianta receber imposições para modificar o comportamentoO próximo fator a ser exercitado é o auto-controle e para atingi-lo é necessário que a pessoa não sucumba aos desejos momentâneos. Deve-se aprender a adiar a satisfação instantânea. Principalmente trabalhar auto disciplina e organização, não deixando que a criança interior domine este momento. Saber dizer não para si mesmo diante de uma situação tentadora . O último ponto é a perseverança. Perseverar significa persistir apesar das dificuldades. Diante de um erro deve-se voltar ao inicio e recomeçar. Isso fortalecerá as ações futuras, já abandonar tudo, trará frustração.Saber tolerar os erros e ter forças para superá-los é o que nos torna persistentes e, no futuro, vencedores. Ir se despegando do hábito antigo e se apegando ao novo hábito, o fazendo como um exercício, dia após dia.
“O sucesso é ir de fracasso em fracasso, sem perder o entusiasmo”.
O que é o amor?
Em uma sala de aula, havia várias crianças, quando uma delas perguntou:
domingo, 14 de outubro de 2007
- 400g queijo mussarela cortado em cubos pequenos
- 400g presunto picado
- 1 copo de requeijão cremoso
- fio de azeite
- 1 dente de alho amassado
- 2 litros de água
- 1 lata média de extrato tomate-
sal e pimenta-do-reino moída a gosto
- 500g macarrão talharim
Modo de Preparo
Numa tigela misture o queijo mussarela, o presunto e o requeijão cremoso. Reserve.
Numa panela grande com um fio de azeite frite o alho. Acrescente a água, o extrato tomate e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Deixe ferver por 10 minutos.
Num refratário alto e grande, coloque no fundo os macarrões crus. Por cima coloque a mistura de queijo e presunto (reservada acima) e despeje o molho de tomate até quase cobrir o macarrão. Cubra com papel alumínio e leve ao forno a 180º C por 40 minutos.Retire o papel alumínio e deixe mais 5 minutos. Sirva a seguir
Pãezinhos recheados com ricota e passas
4 xícaras (chá) de farinha de trigo =1/2 xícara (chá) de açúcar =2 colheres (sopa) de manteiga =2 tabletes de fermento para pão =3/4 de xícara (chá) de leite morno =1 ovo =1 gema 1 colher (chá) de raspas de limão Recheio: =400g de ricota fresca =1 xícara (chá) de uvas passas brancas =4 colheres (sopa) de açúcar =1 colher (sopa) de raspas de limão =1 gema para pincelar =Para decorar: Glacê
Em um recipiente coloque o fermento esfarelado e uma pitada de açúcar. Misture até obter um líquido. Reserve. Coloque em outro recipiente a farinha (reserve um pouco), o açúcar, a manteiga, o ovo, a gema levemente batida, e as raspas de limão. Adicione leite morno ao fermento reservado e acrescente ao recipiente anterior. Misture. Em seguida, sove sobre superfície lisa polvilhando a farinha reservada. Deixe descansar por aproximadamente 15 minutos. Depois, abra a massa com um rolo. Corte a massa em formato quadrado. Coloque o recheio. Junte as pontas no centro (aperte bem para não abrir quando assar). Coloque em assadeira retangular untada e polvilhada. Pincele com a gema de ovo. Deixe dobrar de volume. Leve ao forno pré-aquecido (150ºC) por aproximadamente 15 minutos. Depois, deixe no forno a 180ºC por mais 10 minutos (até dourar). Recheio:Em um recipiente coloque a ricota amassada, o açúcar, as raspas de limão e as uvas passas. Misture. Glacê: Coloque o açúcar de confeiteiro em um recipiente. Pingue o leite até obter uma consistência densa. Dica: Deixe as uvas passas de molho em água e açúcar ou vinho branco por cerca de 2 horas para ficarem macias.
TORTA DE RICOTA LIGHT==Rendimento: 20 porções
===Valor calórico: 110 Kcal
Ingredientes:
==500g de ricota
==2 latas de leite condensado desnatado
==1 gema==2 c. sopa de maisena
==50g de damasco seco
==100g (1/2 lata) de creme de leite light
Preparo:==Bata a ricota, o leite condensado , a gema e a maisena no liquidificador ou batedeira. Acrescente o damasco e mexa. Despeje a massa em uma forma untada com margarina light e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 40 min ou até dourar a superfície. Retire do forno e acrescente o creme de leite. Leve a gelar e sirva
PUDIM DE ABACAXI LIGHT==Rendimento: 6 porções
==Valor calórico: 141 Kcal
Ingredientes:
==1 lata de leite condensado desnatado
==1 e ½ (medida da lata) de suco de abacaxi1 e ½ c. sopa de maisena
==1 gema
==2 claras
Preparo:==Bata todos os ingredientes no liquidificador e cozinhe em banho-maria por 30 minutos. Despeje em forminhas individuais e leve a geladeira.
CREME DE PAPAYA=Rendimento: 4 porções
==Valor calórico: 88 Kcal
Ingredientes:
==200g de mamão papaya
==300g de iogurte desnatado
==200g de leite desnatado
==adoçante
Preparo:Bata todos os ingredientes no liquidificador. Junte o adoçante e bata mais um pouco. Despeje em taça individuais e leve à geladeira por 30 minutos.
MOUSSE LIGHT DE MANGA ==Calorias por porção: 120Kcal==Carboidratos: 21g
Ingredientes:
==2 mangas grandes
==1 iogurte desnatado (200g)
==½ xícara de chá de água1 envelope de gelatina sem sabor
==4 c. sopa de adoçante para culinária
Preparo:==Descasque, pique e bata as mangas e o iogurte no liquidificador. Dissolva a gelatina e acrescente à mistura. Bata um pouco mais, adicione o adoçante e misture bem. Despeje em taças individuais e deixe na geladeira por 4 horas.
MOUSSE LIGHT DE MORANGO==Mousse de morango originalCalorias: 120Kcal)
1 pudim diet de baunilha
==1 xícara (chá) de leite desnatado
==1 gelatina em pó diet de morango1 xícara (chá) de água fervente=3 xícaras de chá de morango
==4 claras
Preparo: =Dissolva o pudim no leite desnatado e leve a geladeira até que fique bem firme. Dissolva a gelatina na água fervente e deixe esfriar. Quando o pudim estiver pronto, bata-o no liquidificador com os morangos e vá adicionando a gelatina aos poucos. Bata as claras em neve e junte com a mistura. Despeje em formas individuais e leve a geladeira
BOLO DE MAÇA==Receita Original: Bolo com creme de maçã
½ xícara (chá) de margarina light
==½ xícara (chá) de adoçante dietético (para culinária, com o mesmo volume do açúcar).
==1 gema==¾ xícara (chá) de farinha de trigo==½ colher (sopa) rasa de fermento em pó¼ colher de raspas de casca de limão
==2 claras batidas em neve
==1 maçã grande descascada e cortada em fatias
Preparo Bata a margarina com o adoçante, a gema e as claras. Junte a farinha peneirada com o fermento e as raspas de limão. Coloque a massa na fôrma redonda antiaderente. Arrume as fatias de maçãs em círculos sobre a massa. Leve ao forno pré-aquecido (180º) por aproximadamente 25 minutos
sexta-feira, 12 de outubro de 2007
domingo, 7 de outubro de 2007
domingo, 30 de setembro de 2007
(Autor: JP Veiga - jpveiga@uol.com.br )
Para se amar uma gordinha, antes de mais nada
Faz-se necessário achá-la!
Não, não se acham gordinhas por aí!
Gordinhas são como um vinho muito raro,
Fruto de uma colheita precisa, No tempo certo,
Da uva perfeita,
Da maturação exata.
Procure, converse com quem sabe,
Peça ajuda a quem tem!
E com toda a calma, achando uma,
Com o coração na mão,
Declare-se apaixonadamente!
Uma vez resolvido este problema,
Trate de aprender algumas coisas:
A diferença entre a sacarose e a sacarina,
Entre um almoço e um lanchinho,
Mas, principalmente,
Aprenda a diferenciar,
O "amor vamos comer uma coisinha!"
Do "querido, vamos fazer uma boquinha!"
Procure não misturar, O ato com o prato,
O teso com o peso,
O come com a fome,
E trate de viver feliz e em paz!
sexta-feira, 14 de setembro de 2007
PROFITEROLES:
INGREDIENTES:
Massa:
- 1 xícara (chá) de água
- ½ xícara (chá) de margarina (100g)
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 4ovos
Creme:
- 1 ½ xícara (chá) de leite
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo com fermento
- 2 gemas
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- ½ xícara (chá) de creme de leite
- Gotas de essência de baunilha
Calda de chocolate:
- 200g de chocolate meio amargo picado
- 1 embalagem de creme de leite (200g)
MODO DE PREPARO
Massa: em uma panela, junte a água e a margarina e leve ao fogo até levantar fervura. Acrescente de uma só vez a farinha com fermento e mexa rapidamente com uma colher de pau até formar uma bola que solte dos lados da panela. Retire do fogo, junte os ovos, um a um, e misture bem até ficar bem macia e homogênea. Com auxílio de duas colheres de chá, coloque pequenas porções de massa em fôrmas untadas. Asse em forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 15 minutos ou até dourar levemente. Retire do forno e deixe esfriar.
Recheio: em uma panela, misture o leite, a farinha , as gemas e a manteiga. Leve ao fogo brando e, mexendo sempre, deixe até obter um creme. Adicione as gotas de baunilha e mexa rapidamente. Retire do forno e misture com o creme de leite. Reserve.
Calda de chocolate: derreta do chocolate em banho-maria e misture com o creme de leite. Reserve.
Montagem: corte tampinhas de cada profitelores, distribua o recheio e cubra com a tampinha. Disponha em pratos de sobremesas e sirva regado com a calda de chocolate.
Rendimento: cerca de 30 profitelores
Tempo de Preparo:50 minutos
Sugestões: Dica 1: se preferir, utilize como recheio sorvetes ou creme de chocolate. Dica 2: esta massa tem sabor neutro, por isso poderá utilizar um recheio salgado como atum e maionese. Dica 3: acrescente os ovos um a um até atingir o ponto; essa massa deve ser mole mas não pode escorrer.
Massa:
- 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
- ½ colher (chá) de sal
- 5 colheres (sopa) de margarina
- 1 ovo
Recheio
- 2 xícaras (chá) de palmito picado
- 2 ovos
- 200g de mussarela ralada grossa
- 1 embalagem de creme de leite (300g)
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
MODO DE PREPARO
Massa: em uma tigela, misture a farinha de trigo , o sal, a margarina e o ovo. Amasse até obter uma massa lisa que solte das mãos. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma para torta com 24cm de diâmetro. Faça furo na massa com um garfo. Reserve.
Recheio: em uma tigela, misture o palmito, os ovos, a mussarela, o creme de leite, o sal e a pimenta-do-reino. Reserve. Coloque o recheio na massa reservada e asse em forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até dourar. Sirva em seguida
Rendimento: 6 porções com 120g cada uma
Tempo de Preparo:1 hora
Sugestões=Dica: sirva com salada de folhas verdes
ROSCA À MODA DINAMARQUESA |
Massa:
- 1 envelope de fermento biológico seco
- 5 xícaras (chá) de farinha de trigo tradicional
- 1 xícara (chá) de leite morno
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 6 colheres (sopa) de manteiga amolecida
- ½ colher (chá) de sal
- 2 ovos batidos
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
Cobertura:
- ¾ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
- 1 ½ colher (sopa) de água
- 1 xícara (chá) de nozes picadas
MODO DE PREPARO:Em um recipiente, junte o fermento com ½ xícara (chá) de farinha, o leite, ¾ xícara (chá) de açúcar e misture até dissolver o fermento. Acrescente 2 colheres (sopa) de manteiga, o sal, os ovos e o restante da farinha. Sove até obter uma massa lisa e homogênea. Forme uma bola, cubra e deixe crescer até dobrar de volume. Sobre uma superfície enfarinhada, abra a massa em um retângulo com 1cm de espessura. Pincele o restante da manteiga derretida e polvilhe com a mistura a canela, o chocolate em pó e o restante do açúcar. Enrole como rocambole, una as pontas e coloque em uma assadeira. Com uma tesoura, faça cortes profundos a cada 2cm e abra um pouco separando os gomos. Cubra e deixe crescer por cerca de 30 minutos. Asse em forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 35 minutos ou até dourar. Retire do forno e deixe esfriar.
Cobertura: em um recipiente, misture o açúcar com a água até ficar a mistura ficar homogênea, regue a rosca e polvilhe com as nozes.
Rendimento:1 rosca
Tempo de Preparo:2 horas
Sugestões
Sugestão 1: substitua o chocolate em pó e a canela por uma fina camada de goiabada derretida ou geléia de sua preferência. Sugestão 2: substitua as nozes por outra castanha de sua preferência.
TORTA DE CHAMPIGNONS
Recheio:
- 1 colher (sopa) de manteiga 300g de champignon cortado em lâminas
Molho branco:
- ½ xícara (chá) de manteiga
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo tradicional
- 2 ½ xícaras (chá) de água
- 2 colheres (sopa) de queijo tipo parmesão ralado
- Sal e pimenta-do-reino moída a gosto.
Massa:
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo tradicional
- 1 colher (chá) de fermento em pó tradicional
- 1 xícara (chá) de queijo tipo parmesão ralado (100g)
- 1 ovo 2 colheres (sopa) de manteiga
- Sal
- ¼ xícara (chá) de leite
Para pincelar: 1 gema ligeiramente batida
MODO DE PREPARO
Recheio: aqueça em uma panela a manteiga e frite os champignons até amolecer um pouco. Reserve.
Molho branco: em uma panela, derreta a manteiga, junte a farinha e misture bem. Acrescente a água, o queijo, o sal e a pimenta do reino. Deixe até obter uma consistência cremosa, mexendo sempre. Adicione o champignon, misture bem e deixe amornar.
Massa: em um recipiente, misture a farinha com o fermento , o queijo, o ovo, a margarina e o sal. Aos poucos, acrescente o leite até obter uma massa lisa, homogênea e que desgrude das mãos. Unte uma fôrma de aro desmontável, pegue ¾ de massa, forre o fundo e a lateral da fôrma. Sobre uma superfície enfarinhada, abra a massa no formato de um disco, suficiente para cobrir a torta. Espalhe o recheio na torta e cubra com a massa aberta. Pincele com a gema e asse em forno médio (180ºC), preaquecido, por 30 minutos ou até a superfície dourar. Retire do forno, remova o aro com cuidado e sirva quente.
Rendimento8 porções.
Tempo de Preparo1 hora
Sugestões, Dica: o champignon poderá ser substituído por milho verde, carne moída ou por palmito.
Massa:
- 1 envelope de fermento biológico seco
- 1kg de farinha de trigo tradicional
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 2 xícaras (chá) de água morna
- 1 colher (sopa) de sal
- 2 ovos inteiros
- ½ xícara (chá) de óleo
Recheio:
- 300g de presunto moído
- 2 cebolas médias picadas
- 1 xícara (chá) de cheiro verde picado
- 300g de queijo tipo meia cura ralado
- 1 colher (sopa) de orégano
- 1 tomate médio picado
Para pincelar:
- 1 gema ligeiramente batida
MODO DE PREPARO: Massa Em um recipiente, misture o fermento com 1 xícara (chá) de farinha , o açúcar e a água, até dissolver bem o fermento. Junte o sal, os ovos, o óleo, o restante da farinha aos poucos e sove até a massa ficar homogênea e elástica.
Recheio: Em um recipiente, misture todos os ingredientes do recheio. Reserve . Montagem: sobre um superfície enfarinhada, abra a massa, com um rolo, até a massa ficar retangular e com cerca de 0,5cm de espessura. Corte em 4 tiras, distribua o recheio, fazendo montinhos, em cada tira e feche como um pastel retangular. Corte em formato de triângulo e coloque-os em assadeiras. Deixe descansar por 15 minutos e pincele com a gema. Asse em forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 20 minutos ou até dourar. Rendimento24 a 30 unidades Tempo de Preparo 1 hora e 30 minutos SugestõesSugestão 1: com esta massa, faça enroladinhos de salsicha, de presunto e queijo, etc. Sugestão 2: polvilhe queijo parmesão ralado sobre os triângulos depois de pincelar a gema, dando cor e sabor à preparação.
segunda-feira, 10 de setembro de 2007
domingo, 2 de setembro de 2007
Uma receita light pra começar bem a semana
sábado, 1 de setembro de 2007
- 2 xícaras de ricota fresca
- 4 colheres (sopa) de adoçante próprio para ir ao fogo
- 3 ovos
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de leite desnatado
- 3 colheres (sopa) de damasco seco cortado em cubos (opcional)
- 3 colheres (sopa) de limão sem casca, picado em gomos pequenos
- 2 colheres de casca de limão ralada
Para untar a fôrma: =1 colher de margarina light
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Para decorar1colher (sopa) de sementes de papoula folhas de limão casca de limão ralada
Modo de preparo:
Tempo de preparo: 1 hora = Rendimento: 10 fatias (60 g cada) Calorias por fatia: 105
Bata no liquidificador a ricota, o adoçante, os ovos, a farinha de trigo e o leite até obter um creme homogêneo. Coloque a mistura numa vasilha e acrescente o damasco (opcional), o limão picado em gomos e a casca ralada. Misture bem. Unte uma fôrma e leve para assar em forno médio por aproximadamente 40 minutos ou até dourar. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme, polvilhe com as sementes de papoula e decore com as folhas de limão.
Bolo de Fubá Diet
- 2 xícaras (chá) de leite desnatado
- 4 ovos inteiros
- 2 colheres (sopa) de óleo canola
- 10 colheres (sopa) de fubá
- 6 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de fermento em pó
- 6 colheres (sopa) de coco ralado
- 4 colheres (sopa) de adoçante forno e fogão
Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque numa assadeira de anel untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio (180ºC).
O VALOR CALÓRICO DOS ALIMENTOS. Conheça as calorias dos principais alimentos, principalmente aqueles do seu dia-a-dia, pois assim poderá fazer sempre a opção por aqueles menos calóricos. Faça sempre a troca dos mais pelos menos calóricos na hora de sua refeição. Este é o grande trunfo para mudar os hábitos alimentares e emagrecer de maneira natural e com saúde.( Você não deixa de comer, não passa fome, apenas substitui os alimentos calóricos que engordam e são ruins para a saúde , pelos menos calóricos.)
MUDANÇA DE MENTALIDADE. Lembre-se de que o objetivo é estar magro a vida toda e você não pode fazer dieta indefinidamente. Eduque sua mente e mude seus hábitos para comer bem e, assim , não ganhará peso.
MODERAÇÃO: Os extremos não são bons, a virtude está no meio, nem por excesso de comida nem por carência. Busque equilíbrio em seu prato para conseguir equilíbrio na balança.
SACIE A FOME COM FIBRAS Á mesa, comece sempre sua refeição com um bela salada. Quanto mais fibra , melhor.
ADQUIRA BONS HÁBITOS. Seja inteligente e coma com inteligência: evite a carne vermelha, coma carne branca, muita salada colorida, regada com bom azeite de oliva e uma taça de vinho para acompanhar.
VARIEDADE: O metabolismo está designado a adquirir energia dos alimentos, mas se você ingerir sempre os mesmos , acabará engordando mesmo com uma salada de alface, por menos calorias que ela tenha. Compre alimentos da estação e enriqueça o seu cardápio.Você só terá a ganhar: saúde e mais anos em sua vida.
SAÚDE. Esteja certo de que a alimentação indicada não irá prejudicar a sua saúde, ao contrário seu sistema imunológico ficará mais forte, evitando assim inúmeras doenças. Emagreça sem dieta e com saúde, essa é nossa missão e objetivo.
NÃO TENHA PRESSA, TENHA PACIÊNCIA E PERSISTÊNCIA.. Não se desespere ao pensar que é necessário um ano para perder 20 kg. O tempo em que você estiver emagrecendo vai lhe fazer bem e, com ele, terá a certeza de que os quilos perdidos não votarão mais. Um belo dia descobrirá sem perceber que atingiu o seu peso ideal e mudou seus hábitos alimentares .
UMA HORA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS. Faça exercícios pelos menos três vezes por semana . É Imprescindível . É como uma religião, uma vez que começa, não pode abandoná-la. É para a vida toda. Quem fica parado é pedra , pense nisto. O exercício é a garantia do êxito e de seu caminho a um corpo harmonioso e definido. Para que você goste do que irá ver diante do espelho.obs: Excesso de exercícios fazem mal à saúde e envelhecem as pessoas, portanto moderação.
Ingredientes:
4 xícaras (chá) de arroz pronto
2 ovos
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de margarina
1 cebola picada
500 g de carne moída
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 xícara (chá) de molho de tomate
1 xícara (chá) de repolho cozido picado
Queijo ralado para polvilhar
Modo de preparo:
Misture o arroz com os dois ovos batidos e a farinha até dar liga. Forre o fundo e as laterais de um refratário untado, pressionando a massa de arroz. Leve ao forno a 180º C por 20 minutos e reserve. Aqueça a margarina e refogue a cebola até ficar macia. Junte a carne moída e refogue por três minutos. Tempere com o sal e pimenta. Adicione o molho de tomate e o repolho e cozinhe até ficar cremoso. Despeje o refogado na massa de arroz e polvilhe com o queijo ralado. Devolva ao forno para gratinar e sirva em seguida com salada verde.
Rende 8 porções :
Calorias/porção: 266
1/2 kg de triguilho
1/2 kg de carne moída
2 cubos de caldo de carne picados
2 cebolas picadas1/2 xícara (chá) de hortelã picada
Sal a gosto
Recheio:
2 colheres (sopa) de azeite
1 kg de abóbora cortada em cubos
1 envelope de caldo de legumes
1/4 de xícara (chá) de água
Sal a gosto
1/2 pote de requeijão
Azeite para regar
Modo de preparo:
Aqueça o forno a 200º C. Deixe o triguilho de molho durante 20 minutos. Escorra e esprema com as mãos para retirar o excesso de água. Em um recipiente, ponha o triguilho, a carne, o caldo de carne, a cebola, a hortelã e o sal. Misture bem até formar uma massa. Recheio: em uma panela, aqueça o azeite e refogue a abóbora. Ponha o caldo de legumes dissolvido na água e cozinhe em fogo brando até ficar bem macia. Escorra o excesso de água e amasse com um garfo até formar um purê. Tempere com sal. Unte um refratário com um pouco de azeite, ponha metade da carne e por cima a abóbora. Distribua colheradas de requeijão e cubra com o restante da carne. Refogue com azeite a gosto e leve para assar por 25 minutos.
Dica: Você pode substituir a abóbora por 500 g de ricota amassada e temperada a gosto.
Rende 10 porções :
Calorias/porção: 284
Receitas Maravilhosas
Ingredientes:
3 colheres (sopa) de óleo
500 g de carne moída
Sal e pimenta-do-reino a gosto
3 colheres (sopa) de cebola picada
1 xícara (chá) de alho amassado
1/2 pimentão vermelho picado
1/2 pimentão verde picado
1/2 pimentão amarelo picado
1/2 xícara (chá) de azeitona picada
1/2 xícara (chá) de ervilha cozida
1/2 xícara (chá) de milho cozido1/2 xícara (chá) de cenoura cozida picada
1/2 xícara (chá) de vagem cozida picada
1 xícara (chá) de molho de tomate
1 pacote de biscoito tipo palito
1 ovo
1 lata de creme de leite com soro
Queijo ralado para gratinar
Modo de preparo:
Aqueça o forno a 180º C. Numa panela, aqueça uma colher (sopa) de óleo e refogue a carne. Tempere com sal e pimenta a gosto e reserve. Em outra panela, doure no óleo restante, a cebola e o alho. Junte os pimentões, a azeitona, a ervilha, o milho, a cenoura e a vagem. Verifique o sal e a pimenta e corrija se necessário. Acrescente a carne e o molho de tomate e cozinhe por 5 minutos. Transfira para um refratário untado e reserve. Quebre os biscoitos grosseiramente, junte o ovo batido e o creme de leite. Espalhe sobre a carne, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno para gratinar.
Rende 6 porções :
Calorias/porção: 335